terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O MITO MODERNO DA NATUREZA INTOCADA.

Natureza intocada para muitos é como o paraíso em no paraíso não há pessoas e as pessoas são totalmente destrutivas ao paraíso.

Porem Diegues tem uma idéia ao contrario, ele acredita que em sempre pode ser destrutiva a relação do homem com a natureza. Prova disso são os reflorestamento e a preservação da natureza. O Brasil é um pais privilegiado por parques de reflorestamento, pois ele é abrangente em espaços e as condições climáticas são as melhores em relação ao Estado Unidos, França, Peru.

A preservação Ambiental tem intuito de proteger a vida selvagem que sempre esta em ameaça devido as civilizações e indústrias. Este conceito de preservação foi criado primeiramente nos Estados Unidos. No Brasil surgiu em 1970 e 1980, nesta época os brasileiros destamparam os olhos para ver a perda da biodiversidade, a devastação das florestas.

Esse conceito de preservação mostra-se super importante para os pais menos desenvolvidos como os de terceiro mundo e não para os países industrializados.

O texto do Diegues, nos faz pensar que: “Os Índios estão no cerrado a mais de 8000 anos e não provocam tanta degradação do que um produtor de soja em 6 meses.”

A degradação ambiental é muito rápida e a recuperação é lenta. No Brasil essa recuperação é ainda mais lenta.

Há também uma idéia de mundo selvagem, essa idéia tem um conceito de mundo inabitável por humano.

A desvalorização do mundo selvagem começou a muda a partir do século XIX. Pois a área rural começou a ser valorizada na produção agrícola.

Thomas afirma que em alguns países estão definidos áreas selvagens onde o homem é o “visitante”.

Então a natureza desse modo poderá nos transmitir sentimentos de prazer e alegria.

Nenhum comentário: