terça-feira, 9 de dezembro de 2008

OS PARESÍ:


A origem dos paresí vem de um mito que contam tudo o que eles gostam coisas simples que a natureza pode transmitir um ótimo bem estar. Os paresí gostavam das coisas da terra, do espaço onde viviam, também gostavam de ver os animais se multiplicando, e então começaram também a se multiplicarem.
A língua paresí vem da família Aruak os paresí eram totalmentes agricultores. Mas, aos poucos foi sendo abandonadas as culturas e costumes paresí.
Os paresí, que vivem hoje nas áreas indígenas são descendentes de inter-casamentos consecutivos entre representantes de sub-grupos distintos. Um fato bem interessante da cultura dos paresí, é que estão organizados em várias aldeias relativamente autônomas politicamente e economicamente uma das outras, pois no seu entender viver dispersos em aldeias pequenas, não trás tantas confusões como em uma comunidade que contém grande número de pessoas. Suas atividades econômicas estão baseadas na agricultura e na caça. A região em que esse povo localiza, está na região norte do mato grosso, e até hoje a localização de muitas áreas estão sendo disputadas na justiça.
As aldeias são totalmente autônomas tem total liberdade para transitar entre os brancos, por isso a maioria deles são bilíngües.
Os paresi chegaram ao inicio desse séculos reduzidos a 340 indivíduos divididos em 12 tribos, em uma região extremamente reduzida.
Grandes números de paresí, foram mortos pelos portugueses, devido a alta necessidade deles de mão-de-obra, utilizavam deles para descobrir as áreas de grandes riquezas naturais.
Os paresis foram fundamentais na exploração das minas de Diamantino, e suas aldeias para abastecer os desbravadores com alimentos, e as relações com os seringalistas se caracteriza pelos conflitos e violências.

Nenhum comentário: